segunda-feira, 30 de junho de 2008

Junina - A Corte de Cobre

JUNINA

a Flâmula de Retalhos, a Corte de Cobre, a Corte do Encantamento

Algumas histórias não só merecem, mas precisam ser contadas. Os membros da Corte Junina sabem por experiência própria que, mais do que fonte de divertimento ou de identidade cultural, os mitos e lendas são na verdade poderosos alertas contra as Fadas, interpretados pelas limitadas mentes humanas e modificados a cada geração. Num mundo cinza que a cada dia abandona o conhecimento de seus antepassados, a Corte de Cobre tomou para si o dever de redescobrir e espalhar para o mundo esses contos, de forma a preparar a humanidade e seus semelhantes da ameaça de seus opressores. 
Reza a lenda que o fundador da Corte de Retalhos, Zé Lorota, certa vez encontrou em suas andanças uma jovem sem memória. Zé conhecia muitas histórias(inventadas ou não), mas nenhuma delas era a da donzela. Os dois partiram em uma jornada por Arcádia e além em busca dessa história perdida, tendo passado por muitos reinos e conhecido muitos povos. Após muitas aventuras, Zé descobriu que sua companheira era na verdade Junina, a Guardiã dos Contos de Arcádia. Junina sabia as histórias de todas as criaturas e objetos do Reino das Fadas, mas ela mesma não tinha nenhuma para si. Seu amigo bardo então criou uma história só para ela, e Junina a achou a mais bela que já tinha ouvido. Como gesto de gratidão, o poderoso espírito compartilhou todo seu conhecimento com Zé, que por sua vez decidiu espalha-lo pelo mundo. Ou ao menos é assim que contam a história...  
Para um espectador desavisado, as festas juninas são pouco mais do que eventos pitorescos e provincianos. A Corte de Encantamento, no entanto, sabe que verdades muito mais profundas se escondem por trás das festividades de junho. Originadas das festas do solstício de verão na Grécia Antiga em homenagem à deusa Hera (ou Juno), as festas juninas atravessaram os séculos, incorporando em seu seio diversas expressões, costumes e lendas de diversos povos, como as manifestações religiosas cristãs, as quadrilhas francesas e os fogos chineses. É nesses eventos de profundo sincretismo que, em meio às danças típicas e as histórias contadas ao pé da fogueira, importantes verdades, algumas tão antigas quanto as primeiras civilizações, são transmitidas.
A Flâmula de Retalhos sabe que o principal trunfo das Fadas é que os homens cada vez menos se lembram de quem elas são. Mesmos os changelings, traumatizados pela sua fuga de Arcádia, têm recordações apenas esparsas e imprecisas sobre seus antigos senhores. A Corte do Encantamento busca reunir todos os changelings sobre uma única bandeira, para que juntos eles possam compartilhar seus conhecimentos e enfrentar seus antigos mestres. Eles reconhecem que essa é uma tarefa árdua, pois os changelings são tão diferentes entre si quanto o número de estrelas no céu. Mas a Corte de Retalhos enxerga força nessa diversidade.

Encantamento

Admiração. Deslumbramento. Fascinação. Muitas pessoas não sabem explicar porque certas memórias de infância são tão expressivas e poderosas: a primeira bolha de sabão, a sensação de voar ao pular em uma cama, as luzes de um fogo de artifício tomando o céu estrelado. Se por um lado, os membros da Flâmula de Retalhos culpam-se por não terem prestado atenção nas histórias de seus pais e avós, por outro eles acham que talvez seus antepassados não tenham sido suficientemente cativantes. Mesmo nos dias sombrios de hoje, há poderosas fontes de espanto, pavor e beleza, desde que o observador tenha a devida atenção. Os membros da Corte de Cobre anseiam por instilar nos homens aquele sentimento pré-racional que toma conta daqueles que se entregam a admirar o belo, mágico e terrível mundo que se esconde por trás do cinzento manto da realidade. Eles acreditam que sua mensagem só poderá manter-se viva e flagrante na memória dos homens se transmitida da forma correta, de forma a fazer nascer esse sentimento mágico e hipnotizante.

Cortesões

A Flâmula de Retalhos orgulha-se de ter suas portas abertas para todos os tipos de changelings, independentemente de seus valores. Cada novo membro que se junta à suas fileiras traz consigo informações e experiências que podem ser compartilhadas pelos demais. A despeito disso, é certo que muitos reúnem certas características comuns: tolerância, curiosidade, sagacidade e criatividade. Dotados de uma predileção por ouvir e narrar aventuras e contos, os membros da Corte do Encantamento em geral são articulados oradores e contadores de histórias. Esses bardos da idade contemporânea lutam para trazer de volta a magia da infância em mundo de trevas. Outros membros da Corte Junina dedicam-se a transmitir seus conhecimentos por meio de outras formas de expressão, como a música, a pintura e a escrita. Não é à toa que há muitos bardos com talento para as mais variadas artes. 
Enganam-se aqueles que, no entanto, acreditam que a Corte de Cobre está desarmada. Muitos bardos optam por serem protagonistas, ao invés de meros narradores das aventuras alheias, passando assim a acompanhar motleys em terrenos desconhecidos, participando ativamente de suas batalhas e narrando os feitos de seus companheiros para os demais changelings. Outros ainda partem em jornadas épicas para desvendar mistérios ou enfrentar inimigos que desafiam as Cidades Livres. 

Nenhum comentário: